sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A hipocrisia de um jornalista

Não há dúvidas de que é uma utopia acreditar que existe imprensa imparcial no mundo. É até legítimo que alguns órgãos de comunicação se manifestem a favor ou contra certos políticos e suas atitudes, desde que para isso, não se coloque como finalidade o poder pelo o poder e que os apoios sejam por uma idéia ou uma causa sem que seja em troca de dinheiro público. Mas todos nós sabemos que as concessões de rádio e TV no Brasil, por exemplo, são políticas, isto é, são concedidas pelo o governo federal. Isso não é à toa, pois é também sabido que a imprensa é o “quarto poder”, ou seja, é uma arma poderosa para se disseminar idéias e mentiras e que o políticos querem dominar para se garantirem no poder. Ou até criar santos do pau oco, como a TV globo fez com Fernando Collor em 1989, transformando um desconhecido governador de um estado paupérrimo como Alagoas no presidente da nossa nação.
Antes disso, lá na Alemanha Nazista de Hitler, Joseph Goebbels, o então secretário da propaganda do governo do Führer , já ensinava ao mundo como levar um povo ao ódio extremo, disseminando mentiras “milhões de vezes” para que se tornassem verdades contra o resto do planeta. O povo judeu da época sentiu isso na pele. Talvez esse seja o único legado “positivo” daquele regime nojento, pois a publicidade e a propaganda atuais adotam para que os consumidores de hoje em dia, gastem seus dinheiros com coisas fúteis, e é uma maneira que alguns jornalistas da imprensa piauiense vêm fazendo para elegerem certos candidatos que se usam das colunas desse profissionais para se perpetuarem no poder como se fossem exemplos de caráter ilibado.
 Hoje, dia 07/09, li na coluna da caricatura de jornalista do jornal Meio Norte, ligado a família, ou a famíglia, Sarney, Efrém Ribeiro, notas dignas de quem tenta, a todo custo, e com malícia  se aproveitar da mente fraca de muitos que lêem sem usar da melhor forma os seus neurônios, para criticar o candidato a prefeito de Teresina, Firmino Filho e dando loas ao candidato petista Wellington Dias - aquele que fala de Deus em vão colocando-o em suas decisões suspeitas -dizendo que o candidato tucano pode, se eleito, não completar o mandato porque pretende se candidatar ao governo em 2014, pois não encerrou o mandato de vereador e pode deixar o mandato de deputado. E claramente o signatário da tal coluna tenta sutilmente dizer que Firmino, deixando o cargo de prefeito se candidatando ao de governo, passará o mandato para o vice Roney Lustosa, ligado ao ex-senador Heráclito Fortes, isto é, como se o ex-senador pelo DEM fosse o demônio que a população teresinense mais odeia. Efrem citou isso porque o seu claro candidato Wellington Dias, de qualquer forma, se candidatará ao governo, isso porque a saudade que ele e seus correligionários do PT têm  do maior poder do estado do Piauí, dos cargos e das mordomias que esse poder oferece e que lhes transformaram nos novos ricos do Piauí, situação essa que lhes deixaram maus acostumados e que vêm lhes causando dores de cotovelo porque quem está com o grosso do poder executivo agora é o descarado Wilson Martins.
Os cargos que sobraram desse poder não lhes dão a tão sonhada visibilidade que conquistaram em 2002, graças mais ao apoio do PMDB e de Mão Santa, na época, do que dos próprios militantes e candidatos do PT, haja vista o que mostra a corrida eleitoral em Teresina nesse ano e em anos anteriores, como foi em 2000 onde o próprio Wellington e a popular Francisca Trindade perderam no 1º turno para o próprio Firmino, de lavada. Em 2004 a vergonha ficou por conta de Flora Isabel que ficou na quarta colocação perdendo até para o desconhecido e caricatural Quem-Quem, e em 2008 o tucano e então prefeito Silvio Mendes “abateu” o petista Nazareno, no 1º turno, com mais de 70% dos votos. Ou seja, assim como o Efrém Ribeiro, os teresinenses não levam tanto a sério Wellington Dias e o PT, e a história de que a militância do partido em Teresina é forte cai mais uma vez por terra, pois o senador pode até ficar em 4º lugar perdendo para mais um candidato caricatural, o apresentador Beto Rêgo do PSB. Portanto, não há dúvidas que de caricatura o PT entende muito bem em Teresina, o próprio Efrém Ribeiro é uma prova disso. Agora vem esse “jornalista” de um jornal que parece mais um balcão político, onde não se deve levar a sério quase nada de suas notícias sobre política, vir colocar Wellington como cumpridor de suas palavras quando o assunto é completar mandatos eletivos.
Em 2010 vimos a palhaçada que foi o senador petista dizer que “falou com Deus” e que ia completar o seu mandato de governador,  e em menos de uma semana depois, a mando de quem se acha deus, que é Lula, ele mudou de idéia e se candidatou ao senado, fazendo o desfavor de ajudar a eleger Wilson Martins ao governo do Piauí.
Pior foi Wellington Dias descumprir as promessas de quando era governador. Disse que por ele ser do mesmo partido do então presidente Lula tudo no Piauí ia melhorar. Anunciou vários convênios com o governo federal para a instalação de obras estruturantes no estado e o que vimos foram inúmeras obras inacabadas como o aeroporto de São Raimundo Nonato, a Potycabana e o Centro de Convenções. O litoral ficou abandonado sem se tornar um grande ponto turístico do Brasil, e o porto de Luís Corrêa ficou só na promessa. Para onde foi então o dinheiro?
Onde está o partido dos políticos que se diziam mais honestos que os do antigo PFL, como pregavam os do PT? O poder provou que os petistas além de hipócritas, são piores. Atacar Heráclito Fortes e Hugo Napoleão como se fossem só eles os únicos e os últimos vilões da política piauiense é debochar da cara da população, quando se alia a pessoas de caráter duvidoso, e que já deram provas de que têm  um apego viciado ao poder, como o imperador da Alepi, Themistocles Sampaio, o descarado e impopular Wilson Martins, o geleiro Chico Filho e muitos daqueles que fizeram parte do PFL histórico, como Fernando Monteiro, Leal Júnior, Átila Lira, Wilson Brandão, Juraci Leite e no plano federal o tiranossauro José Sarney, o “magia negra” Fernando Collor e o maior cliente dos bancos suíços, Paulo Maluf, sem contar que quem está no centro dos julgamentos do STF são os mensaleiros do PT. Quem apóia políticos que se aliam a esse tipo de gente, certamente tem uma simpatia pelo o capeta , é inimigo da humanidade e deve pisar no pescoço da própria mãe pra se dar bem. São com os métodos nazistas que Efrém Ribeiro e determinados jornalistas da imprensa jabazeira do Piauí vêm fazendo para enterrar a carreira política de alguns cidadãos e ajudar a elevar a de outros políticos que também não são flores que se cheire, onde sabemos que os males do Piauí ser atrasado estão longe de serem associados apenas a Hugo e Heráclito, sendo que muitos dos outros estão se locupletando no poder, elegendo esposas e parentes na Assembléia Legislativa, Tribunal de Contas e afins.
E quem não se lembra que o próprio Efrém Ribeiro era um assíduo frequentador das festas que o ex-senador Heráclito Fortes oferecia aos jornalistas, todo final de ano? Será que essa cisma agora é com saudades dos salgadinhos e dos presentes? É uma pena que um “jornalista” do Piauí se use de métodos nazistas de se implantar a mentira nas mentes daqueles que ele acha que são pueris. Felizmente, poucos lêem a sua coluna e tem o desprazer de lerem as suas malícias, ainda mais vindo de quem se declara contra os preconceitos, coisa que o nazismo de Hitler pregava. Isso é no mínimo hipócrita e abjeto.
Disso o Efrém não passa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário